sábado, 15 de agosto de 2009

A figura do pai


Os exemplos que os filhos obtiverem no lar determinarão o caráter deles.
É no lar que se aprende o respeito ao próximo,bons hábitos,amor,lealdade,honestidade e companheirismo.
Se isto não existe dentro de nossas casas automaticamente não na haverá sociedade onde vivemos.
Entretanto,infelizmente muitas vezes é impossível que se mantenham pai e mãe unidos,então surge a separação.
Pai e mãe mesmo separados,sempre terão a obrigação de controlar o desenvolvimento social,educacional e emotivo dos filhos,a criança pode até viver com um ou outro,mas o direito à convivência com os dois deve estar garantido.
Como na maioria das vezes é a mãe quem fica com a guarda dos filhos,a legislação não deixa de assegurar ao genitor(pai)o amplo direito,bem como o dever de participar ativamente na vida do filho.
Tem o pai o direito de estar com ele,de acompanhar a sua educação tanto na escola quanto em casa,mas o pai também tem o dever de assistência moral,intelectual,psicológica e financeira,não deixando inclusive a obrigação mensal de uma pensão alimentícia,de acordo com suas condições financeiras mas não fugindo de sua responsabilidade de provedor para quem não tem culpa e muito menos pediu para nascer.
Nunca neste mundo tumultuado,perigoso e fascinante a presença do pai foi tão importante.
Não importa se é pai separado,pai solteiro,pai sem grana,pai sem graça,pai sem jeito,pai amado e feliz.
Com defeitos e dificuldades,como todo mundo,o pai tem de ser glorificado,procurado,amado e aplaudido,não só no dia a ele dedicado,mas todos os dias de sua vida.

1 comentários:

Cristina e Márcia disse...

Os pais que se dedicam à família e aos filhos (mesmo separados), ainda que não sejam aplaudidos pelos filhos hj, serão no futuro. Com certeza.

E todos os dias devem ser usados para agradecer por nossas vidas, por nossos pais, por nossos filhos. Enquanto podemos fazê-lo. Pena que a impetuosidade da juventude às vezes faz com que percamos um tempo precioso de convivência familiar.
Beijos, Marcia

Nossos Visitantes