É o período em que ocorrem mudanças biológicas que tornam o corpo maduro, capacitando a pessoa a ter filhos. Acontece na passagem da infância para a adolescência.
O hipotálamo ordena à hipófise que aumente a produção de gonadotropinas. Esses hormônios geralmente são liberados durante o sono, atuam nas gônhadas, que desencadeiam, por sua vez, a produção de hormônios sexuais.
No homem, os testículos secretam, entre outros, a testerona. Nas mulheres são os ovários, que fabricam o estrógeno, o principal hormônio feminino. Esses hormônios, no entanto, não são exclusivos de cada sexo.
Nos meninos: a puberdade começa por voltados 11 ou 12 anos. É um período em que eles crescem rapidamente, nascem os pêlos e o pênis e os testículos crescem. É comum também a voz engrossar.
Nas meninas: a primeira menstruação e o desenvolvimento dos órgãos são algumas entre as várias alterações que ocorrem nas meninas durante a puberdade.
Na puberdade também ocorrem transformações emocionais e de comportamento, principalmente um forte impulso sexual.
sábado, 6 de junho de 2009
O que é a puberdade
Postado por Zeus às 20:36
Marcadores: Curiosidades
Posts Relacionados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Estou passando por essa fase, é uma fase difícil hein... hauheaueae!
No início então...nem se fala.
beijoos!
Tudo que for escrito e puder somar aos manuscritos da vida, somente vem somar ao mundo das letras das lidas da vida,
Efigênia Coutinho
Escritora
Meu amigo:
- existe uma doença chamada "puberdade precoce", cada vez mais comum ...
Tive a "sorte" de ter ela em minha casa , c/ minhas duas filhas. De tratamento caríssimo ela consiste, em síntese, no aparecimento de todos os sinais em crianças de 4 até 7 anos de idade .
- Dá para imaginar o "tamanho" do problema ...
- E o interessante é que as "causas" sãomuito mal explicadas ...eu firmei posição de que está relacionada às porcarias com que estamos sendo alimentados - é muita coisa artificial e transgênica ...
- Parabéns pela postagem !!
eu estou a passar por essa fase e tenho m grande impulso sexual mas vamos lá superar isso!
Sempre informativo...
Postar um comentário