domingo, 4 de outubro de 2009

E você,faz uso desta arma também?


O cigarro é um dos causadores de centenas de morte no mundo todos os anos,para ser mas preciso-seis por minuto,segundo o livro Mortality From Smoking in Developed Countries 1950-2000,publicado em conjunto pelo Fundo Imperial de Pesquisas do Câncer,da Grã-Bretanha, pela OMS(Organização mundial de Saúde)e pela Sociedade Americana do Câncer.
Apesar de campanhas dos governantes em concientizar a população em geral a evitar este que já foi chamado de o 'mal do século',ainda é grande o número de pessoas que se deixam levar por este estranho modo de "queimar" a vida mais rápido.
O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em rápida expansão.
Satisfeitíssimos,os fabricantes orgulham-se de ter lucros impressionantes, influência política e prestígio.O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um,a maioria lentamente,silênciosamente.
A revista The Economist comenta: “Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo.
São também os únicos produtos (legais) que,usados como manda o figurino,viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes o matam.”
Isso dá grandes lucros para a indústria do tabaco,mas enormes prejuízos para os clientes.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças,dos Estados Unidos,a vida dos fumantes americanos é reduzida,coletivamente,todo ano,em uns cinco milhões de anos cerca de um minuto de vida a menos para cada minuto gasto fumando.
"O fumo mata 420.000 americanos por ano", diz a revista Newsweek,isso equivale a 50 vezes mais mortes do que as causadas pelas drogas ilegais.
Volto a pergunta do cabeçalho:
E você,faz uso desta arma também?

4 comentários:

Daniel Savio disse...

Graça a Deus, não fumo, pelo menos não de forma direta, pois a minha mãe fuma...

Fique com Deus, menino Zeus.
Um abraço.

Cristina e Márcia disse...

E junte a isso o fato de grandes laboratórios não verem motivos para investir na cura do câncer, devido aos fantásticos lucros com medicamentos voltados para essa doença e temos um esboço do quadro constituído pelo capitalismo: individualismo, ganância e poder ilimitado acima das pessoas, animais e do próprio planeta.
bjs, Marcia

Káthia Marchand disse...

Querido Zeus!
Estou passando aqui para deixar beijinhos e desejar uma semana cheia de paz e idéias para os nossos bloguinhos!
Um beijo no coração!


Káthia

Roberta Melo disse...

O fumo e suas marcas na vida de uma pessoa: uma manchinha no pulmão, um câncer na boca e assim vai... Infelizmente não tenho como fugir dessa arma, pois ainda moro com pessoas que consomem o produto :|

Nossos Visitantes