sábado, 16 de maio de 2009

Você sabia por que os nazistas usavam a suástica?


Apesar de sua imagem estar diretamente vinculada ao Regime Nazista de Adolf Hitler, a suástica esteve presente em muitas culturas milenares e é representada por meio de diversas formas gráficas.

Na Alemanha, a suástica foi adotada primeiramente por organizações militares e nacionalistas, sendo transformada, a partir dos anos 30, em símbolo do Regime Nazista. Assim, tornou-se uma das maiores marcas da propaganda nazista, que era comandada por Joseph Goebbels e pregava que, devido à compreensão limitada do povo, os símbolos e slogans deveriam ser simples, fortes e repetidos à exaustão. Por esse motivo, a suástica era constantemente exibida em cartazes, bandeiras e demais manifestações.

Para Sirlei Gedoz, coordenadora do curso de História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a "utilização da suástica pelo Nazismo está ligada ao fato de que é um símbolo forte, sedutor e que cativa o olhar. Nesse sentido, servia aos propósitos da propaganda nazista de apelo às massas humanas". Além disso, a representação gráfica da suástica nazista transmite a noção de movimento, que significaria o progresso da nação alemã.

Também conhecida como Cruz Gamada, a suástica é um símbolo encontrado em muitas culturas, algumas das quais sequer tiveram contato entre si. "Sua origem se perde em tempos imemoriais. Pode-se apontar que vários povos ou civilizações fizeram uso dela: celtas, romanos, hindus (em sânscrito, significa 'aquilo que traz sorte'), índios navajos e maias¿, informa Sirlei.

Existem, inclusive, muitas representações gráficas da suástica. "Em outros povos, ela não era utilizada com formas geométricas retas, como no Nazismo, mas sim circulares. No Nazismo, o símbolo se apresenta em sentido horário, enquanto em outras culturas é anti-horário e mais esférico", relata a professora.

5 comentários:

ஜ♥_Sabrith_♥ஜ disse...

Ola Zeus
Obrigada pela força deixada no comentário!
Tenho fé, sim, que em breve tudo estará bem de novo.

Quanto ao post, muito interessante, não sabia que a suástica já foi usado por outros povos.

Bom domingo!
Bjokas:)

raulrais disse...

Eu sabia que a suástica já era usada pelos hindus, mas por outros povo não. Li uma vez que ela era usada como um símbolo de proteção aos entes queridos. A história desse símbolo se perdeu por causa do uso no nazismo, é o caso do pentagrama, o significado foi distorcido por causa do "mau" uso.

gostei do post (Y).

Marina Melo disse...

Super interessante o post. Sempre me interessei em saber mas sobre esse símbolo que realmente cativa de certa forma. Eu lembro que quando eu era novinha ficava desenhando isso no caderno. Huhauehauea!

Káthia Marchand disse...

Eu só tenho que agradecer por ter a amizade de vcs e saber que os nossos blogs são interligados por nossos carismas!!!
Eu me amarro em vir aqui, saber de novidades, curtir os comentários, rir dos nossos comentários rsrsrsrsrs ... é inevitável!
Conheci vc pela foto do perfil!!! Até que enfim!!!

Cristina e Márcia disse...

Suástica significa amuleto da sorte, "boa marca". É um símbolo muito antigo e valorizado que infelizmente, depois de ser absorvido pelo nazismo, tornou-se um tabu pro ocidente por centralizar todo o horror daquele regime. Acho que deveria ser feito um trabalho pra tentar desvincular o nazismo dessa cruz que esteve presente em tantas civilizações distintas (no Brasil é crime usar o símbolo). Adorei a postagem, eu amo história.
Beijo, Zeus!!!
Marcia

Nossos Visitantes