sábado, 11 de abril de 2009

Presidência, com Lula, tem dobro de servidores de Obama


O total de servidores que trabalham hoje na estrutura da Presidência, sob a gestão Luiz Inácio Lula da Silva, é quase o dobro da equipe que assessora o presidente americano, Barack Obama. O americano emprega 1.800 pessoas, de acordo com informações oficiais do site da Casa Branca, enquanto o presidente brasileiro conta com 3.431.O número de servidores do Palácio do Planalto vem crescendo ano a ano. No fim do governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em dezembro de 2002, estavam lotados na Presidência 2.133 servidores. Ao se encerrar o primeiro mandato de Lula, já eram 3.346. Agora, são 57% a mais que no fim da gestão tucana.

De longe, o órgão que mais inchou foi a Casa Civil: quase triplicou o número de funcionários. No fim de 2002, eram 636, distribuídos entre 428 ocupantes de DAS e 208 GRs - as siglas referem-se aos servidores que recebem gratificação. Só podem ocupar as vagas de GRs funcionários de carreira de outros órgãos públicos cedidos à Presidência. Já os DAS podem ou não ser integrantes do funcionalismo.

No fim do primeiro mandato de Lula, quando a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, havia recentemente assumido o cargo, a pasta já tinha inchado bastante, aumentando em 2,7 vezes a quantidade de funcionários, totalizando 1.746 servidores. Antes dela, o cargo era ocupado por José Dirceu.

Em dezembro de 2006, o número de DAS saltou de 428 para 513 e o de GRs foi de 208 para 1.233. Ao término de 2008, esse número sofreu um pequeno ajuste, caindo para 466 cargos DAS e 1.210 GRs. Os números são da própria Casa Civil.

A Casa Civil explicou que a multiplicação de órgãos e a criação de secretarias justificam o maior número de servidores. Informou que, em 2002, a estrutura da Presidência tinha sete órgãos, em 2006 eram nove e, no ano passado, totalizava dez.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

3 comentários:

Nacionalista disse...

É o governo camarada Lula, promovendo uma verdadeira farra do dinheiro público gastando ao longo dos últimos anos.
É tudo é festa!dinheiro fácil pago pelo contribuinte brasileiro.
"EU DIGO NÃO Á DILMA."

teste disse...

Isso acontece pelo simples fato de um presidente analfa, que não consegue fazer o que eu acadêmico consegue!

Marchand disse...

Infelizmente propaga-se a falta de cultura em nosso meio e com isso as nossas crianças e nossos adultos envenenam-se cada vez mais com o ilícito, o "quebra-galho brasileiro", o analfabetismo, ou as crianças que vão à escola e lá estão, mas, não sabem ler nem escrever na 8 série.
O Lula é um fantoche nas mãos do verdadeiro governante: seus assessores, ministros e cadeiras do Congresso.
O que é necessário é o povo retomar o poder em mãos novamente, ou seja, se mostrarem,com sua força verão que podem mudar tudo isso.
Mas, é preciso não calar, não ceder a pressão, não votar nesses camaradas torpes!!!

Nossos Visitantes