terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A suástica,benção ou maldição?

A suástica,também chamada de cruz gamada,é um símbolo místico encontrada em muitas culturas,em povos tão diferentes como os índios hopi,os astecas,os gregos e os hindus.

Algumas como a celta,são bem diferentes,mas a suástica budista e hopi são quase idênticas às nazistas,com a diferença de que essa última foi rodada de modo que um dos braços fica no topo.No budismo a suástica tem significado de bons ventos ,outro significado possível é boa sorte.A imagem da cruz suástica foi primeiro utilizada no Período Neolítico, na Eurásia. Foi também adotada por nativos americanos, em diversas culturas, sem qualquer interferência umas com as outras. A Cruz Suástica também é utilizada em diversas cerimônias civis e religiosas da Ìndia muitos templos indianos, casamentos, festivais e celebrações são decorados com suásticas. O símbolo foi introduzido no Sudeste Asiático por reis hindus, e remanescentes desse período subsistem de forma integral no Hinduísmo balinês até os dias atuais, além de ser um símbolo bastante comum na Indonésia.

Alguns autores acreditam que Hitler usou o símbolo para simbolizar a revolução industrial que ele pretendia fazer na Alemanha.

A suástica reapareceu no ocidente graças ao trabalho do arqueólogo Heinrich Schliemam,que descobriu o símbolo num sítio arqueológico na cidade de Tróia.Ele fez uma conexão entre os esses achados e antigos vasos germânicos e teorizou que o símbolo tinha um significado religioso que ligava os povos germânicos à cultura grega.

Os nazistas aproveitaram essa idéia e adotaram a suástica como símbolo da raça ariana e da supremacia branca.

Assim,de símbolo religioso de bons agouros,comum a muitos povos,a suástica passou a representar o fascismo e o racismo.

Após a segunda Guerra,com a vitória dos Aliados,o símbolo mudou de significado e hoje está associado às atrocidades cometidas contra os judeus.

0 comentários:

Nossos Visitantes