domingo, 23 de junho de 2013

Benificios da beterraba

A beterraba é uma raiz que está presente em pratos doces ou salgados, cozida ou crua. 
O sabor adocicado e forte atrai as pessoas que fazem até sucos com a hortaliça. Pouco calórica e muito nutritiva, pode e deve fazer parte da alimentação de quem está de regime.
O consumo de beterraba traz diversos benefícios ao organismo pois a beterraba é repleta de pectina, uma fibra que auxilia no trânsito intestinal, além de ser rica em betacaroteno, um poderoso antioxidante que auxilia na prevenção de vários tipos de cânceres e ainda combate a produção de radicais livres além de ser  fonte de ferro não heme, um tipo de ferro presente em alimentos de origem vegetal, portanto, ajuda a combate a anemia.
O legume também é citado em algumas pesquisas como possível terapêutico nas doenças cardíacas, e como auxiliar, na redução do colesterol sérico.
Quanto e como comer?
Não existe uma restrição ao consumo. 
Se quiser e gostar pode consumir todos os dias e vale lembrar que o mais importante é que a dieta sempre seja diversificada pois a beterraba é pouco calórica. 
Cerca de 5 colheres de sopa de beterraba crua tem 46 calorias e ela pode ser utilizada em sucos, bolos, tortas ou crua mesmo. 
Em sucos, se associada com alguma fruta fonte de vitamina C (laranja com beterraba), é perfeita para quem está precisando de um ferro extra", explica Fabiana . Como é pouco calórica e muito nutritiva, pode ser uma grande aliada da dieta das pessoas que querem perder uns quilinhos.
O melhor é consumir crua, para manter as fibras e se for cozinhar, o mais importante é deixar toda a parte interna protegida pela casca e pelos talos da beterraba, que também podem ser consumidos. 
Neles encontramos grandes concentrações de betacaroteno, antioxidante que inibe radicais livres, prevenindo o envelhecimento, beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas, além de atuar no metabolismo de gorduras.

0 comentários:

Nossos Visitantes