domingo, 17 de junho de 2012

Dicas contra a ressaca

Mais desagradável do que aquele amigo chato na festa, somente a bendita ressaca depois de ter exagerado na comemoração junto com a galera.
Realmente, quem passa do ponto não está livre deste desconforto.
Os sinais são clássicos: a cabeça parece que vai explodir, o enjoo, a tontura, a fraqueza e uma sede de matar fazem você desejar nunca ter esvaziado um copo antes.
Não é à toa que seu corpo está debilitado.
Funciona assim: o organismo gasta glicose para metabolizar o álcool .
Glicose é açúcar, açúcar é energia, resultado: ficamos enfraquecidos.
O excesso de álcool também ataca o sistema nervoso central e provoca sono e irritação; corrompe mecanismos químicos cerebrais, ocasionando dor de cabeça; irrita as mucosas do aparelho digestivo, causando náuseas, vômito e diarreia; e inibe a ação do hormônio antidiurético, levando a sede e boca seca, a zonzeira não para aí.
Depois de muitas pesquisas, separamos algumas dicas de como evitar ou aliviar o desconforto depois de exagerar na dose.
Coma bem
Alimentar-se antes de beber é a regra de ouro contra a ressaca pois quando bebemos de estômago cheio, os alimentos diminuem a difusão do álcool pelas paredes do estômago e retardam a passagem do álcool para o intestino, onde ele é rapidamente absorvido.
Dessa forma, o álcool entra gradualmente na corrente sanguínea e demora mais tempo para chegar ao cérebro.
Atenção com o fígado
Procure ingerir alimentos que irão proteger o seu fígado pois é ele que fabrica a enzima que digere o álcool e, quando sobrecarregado, produz uma toxina que causa dor de cabeça.
Beba moderadamente
O ideal é intercalar a bebida com quitutes e copos de água, dessa forma, o álcool não fica sozinho no estômago e, claro, você bebe menos, já que a barriga cheia reduz o espaço para as bebidinhas.
Os petiscos com carboidrato e/ou gordura retardam a absorção do álcool, por exemplo, uma torradinha com patê ou um pedaço de queijo.Dê preferência aos queijos, ricos em gordura, e às carnes, fontes de proteína, que facilitam a digestão do álcool. Castanha, amendoim, queijo e, para extrapolar, salaminho são bem-vindos. O sal e a gordura estimulam a secreção de substâncias estomacais que protegem o estômago do álcool. Mas evite petiscos muito salgados, que aumentam a sede a não ser que você opte por água.
Não beba apenas álcool
Outra dica é colocar gelo ou água no drinque para diluí-lo ou intercalar bebidas não-alcoólicas e alcoólicas.
Trocar a água por suco ou refrigerante também pode, essas bebidas são ricas em carboidratos, que ajudam a metabolizar o álcool.
Hidrate-se
A principal causa da ressaca é a desidratação provocada pelo álcool, um potente diurético que estimula a perda de líquido do corpo por isto vá de água antes, durante e, principalmente, depois da bebedeira.
 Antes de dormir, ingira bastante água, essa tática ajuda seu organismo a metabolizar o álcool enquanto você descansa e se acordar para fazer xixi, tome mais água.
Além de hidratar seu corpo, ela ajuda a eliminar o álcool e livrar-se das toxinas. Suco de acerola, limão e laranja também ajudam, porque bombeiam antioxidantes protetores e vitamina C no seu corpo.
Beba isotônicos, para repor os sais minerais perdidos e abuse da água de coco, rica em potássio.
Longe do café
Evite o famoso cafezinho amargo, muitas vezes recomendado para diminuir a dor de cabeça.
A bebida também tem propriedades diuréticas, ou seja, desidrata ainda mais o seu corpo. 

Nossos Visitantes