domingo, 7 de agosto de 2011

UFC no Brasil


A quem diga que ele foi criado por brasileiro e aperfeiçoado por americanos, mas o que importa na verdade é que o Ultimate Fighting Championship,mais conhecido por UFC,arrebata seguidores a cada evento e cá pra nós é cada um mais empolgante que o outro.
Estimativas dão conta que o montante arrecadado por esta nova paixão dos que gostam de esportes de combate são de impressionar e de dar inveja a qualquer outro esporte.
Só para se ter uma idéia de valores,no ano de 2010,a arrecadação com bilheteria ultrapassou 50 milhões de dólares em 17 eventos realizados e ao todo 30 países transmitem as lutas para um público estimado em 500 milhões de lares.
Deve ser por isto que Dana White e os irmãos Lorenzo e Frank Fertita,donos do UFC, riem a toa já que o empreendimento está avaliado em 1 bilhão de dólares, segundo a conceituada revista Forbes.
O UFC começou como o primeiro evento renomado de vale tudo em 1993 no mundo do MMA com o intuito de descobrir o melhor lutador do mundo, não importava o estilo de artes marciais que ele praticava.
Por possuir praticamente nenhuma regra (por exemplo,no primeiro UFC não era permitido apenas morder ou colocar os dedos nos olhos do oponente) o UFC era conhecido como Vale Tudo ao pé da letra e as lutas eram ocasionalmente violentas e brutais.
Os primeiros eventos eram menos esporte do que espetáculo,o que levou a acusações de brutalidade e briga de galo humana.
Mas é bom lembrar que hoje em dia as regras mudaram e atualmente as competições adotaram alguns critérios para controlar o ímpeto dos lutadores,entre as principais regras destacam-se: a divisão de categorias por peso,a obrigatoriedade em utilizar as luvas,protetor genital e bucal,a possibilidade do árbitro interromper o combate caso o atleta não consiga responder mais os golpes,não são permitidos golpes baixos,cabeçadas,cotoveladas,nem golpes que tenham intenção de furar os olhos do adversário além de ser proibido acertar golpes na nuca e nas costas e em alguns eventos proibi-se chutar o adversário quando ele está no chão.
Depois de mais de uma década do primeiro evento no Brasil,a segunda programação chega com status de megaevento e para os abonados e sortudos que puderem pagar(o ingresso custará entre R$ 275 e R$ 1.600)fica a dica pois será algo para ficar na história do UFC já que entre o brasileiros que entrarão no ringue estará a nata nacional entre eles Thiago Tavares,Mauricio “Shogun” Rua,Antonio Rodrigo Nogueira,o”Minotauro”e defendendo o cinturão mais uma vez o temido Anderson “The Spider”Silva .

0 comentários:

Nossos Visitantes