terça-feira, 19 de maio de 2009

Acostumamos a falar errado?


É impressionante como as pessoas falam mal,são descuidadas,cometem erros constrangedores e,claro,não se dão contam disso.
E não estou falando dos pobres e carentes,pois estes de uma certa forma até que é compreensível ,ainda que isso não se justifique,afinal livros e dicionários estão aí,de graça.
Falo dos metidos, dos graúdos,gente com diploma,os chamados “estudados”.
Falar (e escrever )errado é um tipo de mau hábito,eu particularmente fico doente ao entrar em certos blogs de amigos e dou de cara com erros gritantes,daqueles que chega a dar pena da nossa pobre língua portuguesa.
E com esta tal de internetês(o nome que batizaram a desculpa para escrever erradamente, principalmente no msn e em salas de bate papos)parece que o modo de falar corretamente está caindo em desuso.
Se você é jovem e gosta de estar na frente dos demais digo-lhe que estude português.
Português não internetês nem tão pouco inglês,eu disse português.
Falei mal do inglês?
Falei e repito:inglês não serve para nada por aqui entre nós,salvo é claro se você trabalhar num setor de exportação,for recepcionista de hotel, e olhe lá...
Fora disto,meu cumpadre e minha cumadre, o negócio é a boa e velha língua portuguesa.
É ela falada e escrita corretamente que abre as portas e causa boa admiração.

4 comentários:

Natália Alexandre disse...

Oi. Obrigada pelo comentário... darei uma olhada, lerei e depois te conto que achei.

Vc disse conterrâneo...Bahia ou Pernambuco? bem..no seu perfil ta SC.


bjsss
boa noite.

Natália Alexandre disse...

Nunca fui no sul. Me add no msn
natalia_ftc@yahoo.com.br
Eu nasci em Recife, mas meus pais vieram p a Bahia qdo eu estava c 2 anos. Adoro a Bahia, mas praticamente todo ano vou em Recife ver a familia.

Jey disse...

Bem, eu concordo com o texto. Atualmente os brasileiros, não todos, claro, andam se preocupando demais em aprender inglês, francês ou qualquer outra língua, ao invés de aprender a sua.
E o que mais faz isso acontecer é a internet. O modo curto de falar, o modo errado de escrever estão ultrapassando a internet e estão entrando no vocabulário, e hoje não se usa mais o modo formal.
Confesso, eu fazia isso: escrevia errado na internet, diminuia as palavras e tals, mas então percebi que isso começou a me prejudicar. O que fiz? Comecei então a ler livros e escrever corretamente. Oh, como isso melhorou (:

Mas bem, hoje são poucas as pessoas que se importam com isso, não?


beijos :*

Márcia Figueiredo disse...

Oi
É um hábito terrível escrever e falar errado, mas a internet já se instalou na vida das pessoas, e vai ser muito difícil voltar atrás. E falando no inglês, acho até que o idioma vai se fundir aos poucos com os outros, criando uma espécie de língua geral para o mundo se comunicar...(mais ou menos o que aconteceu com os portugueses e espanhóis ao chegarem à América... olha o nheengatu - viajei, né???? rsrssrsrsr)

Beijos

Nossos Visitantes