sexta-feira, 20 de março de 2009

O Vaticano é o paraíso


Com o título “La Questua”(algo como a hora da oferta em que os católicos depositam doações para a caridade) o polêmico best-seller do jornalista italiano Curzio Maltese,teve grande repercussão em toda a Europa e foi tema,no ano passado de uma grande reportagem de seis páginas da revista semanal brasileira “Carta Capital.
No livro Maltese coloca sob suspeita as operações financeiras do banco do Vaticano,oficialmente conhecido como Instituto para Obras e Religião (IOR).
Maltese vai apresentando,durante o livro,indícios de que a instituição funcionaria como um ‘paraíso fiscal’e ajudaria a lavar o dinheiro de famílias mafiosas da Itália,sem origem comprovada e possivelmente ilegais,tornando-se ainda um lugar seguro para remessas de dinheiro de uma elite privilegiada de investidores.
Maltese é um combativo jornalista italiano que ainda critica o fato do Vaticano ser mantido com dinheiro de contribuições de impostos pagos pelos cidadãos italianos,além de se contemplados com isenções fiscais,segundo o escritor,o Vaticano seria dono de uma quarto dos imóveis de Roma,sem pagar impostos por eles.
O livro “La Questua”não foi traduzido no Brasil,mas pode ser encontrado em lojas brasileiras pela internet na versão original.

Será que se for comprovada estes absurdos a igreja terá moral de querer ditar regras para seus fiés ou será que neste caso cabe aquele velho ditado:

"Faça o que eu mando mas não faça o que eu faço"?

0 comentários:

Nossos Visitantes