domingo, 11 de janeiro de 2009

Ponte Hercílio Luz

Conhecida mundialmente, a ponte Hercílio Luz é hoje um dos pontos turísticos mais visitados em florianópolis,famosa por sua beleza(principalmente a noite)foi inaugurada em 13 de maio de 1926 antes que o seu idealizador,o então governador Hercílio Pedro da Luz pudesse inaugurá-la pois faleceu em 20 de outubro de 1924.

A ponte tem 821,055 metros sendo formados pelos viadutos de acesso do continente com 222,504 metros,e da ilha com 259,080 metros e pelo vão central pênsil com extensão de 339,071metros.

Além de ser uma ponte em estrutura de metal,das quais existem poucas no Brasil,é a mais longa ponte pênsil com sistema de barras de olhal do mundo.

Foi originalmente construida para sustentar uma pista de rolamento,

uma via férrea,uma passarela de pedestre,e a adutora de água de Florianópolis,possibilitando assim o fluxo de transporte entre o continente e a ilha de Santa Catarina.

Em 22 de janeiro de 1982 o DER/SC fechou a ponte ao tráfego de veículos e pedestres devido as precárias condições em que se encontrava,decorrente da deterioração das barras de olhal.

Em 4 de julho de 1991 a ponte foi interditada novamente para qualquer tipo de trânsito,não sendo mais aberta ao tráfego até o dia de hoje,mais, para quem pode visitá-la vale, ainda que de longe,conhecer uma das mais bonitas pontes sobre o mar que temos no Brasil.

0 comentários:

Nossos Visitantes