quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Curiosidades sobre anti-semintismo

O anti-semitismo é o ódio ou aversão aos judeus,sua religião ou seu costumes.

Embora o termo tenha surgido na Alemanha,em 1879,em livro escrito por Wilhelm Marr,o anti-semitismo é muito mais antigo.

Os cristãos inicialmente acusaram os judeus de deicídio,pela morte de Jesus,mas quando essa acusação caiu em desuso,foi substituída por outra : a de que os judeus sabiam que Jesus era o Messias,mas se recusavam a reconhecê-lo.

Na época mais cruel da Inquisição,,os judeus que se negavam a repudiar sua religião eram presos,torturados e até mortos.

O simples fato de alguém tomar banho todos os sábados podia ser considerado judaísmo e,portanto,levar aos horrores da Inquisição.

Escritores como o russo Nicolai Gógol e o inglês Charles Dickens retrataram os judeus como mesquinhos e repelentes,o que mostrava bem como o anti-semitismo estava difundido na sociedade européia muito antes do nazismo.

Até mesmo filósofos como Hegel contribuíram para a idéia de que os judeus eram responsáveis pelos males da Alemanha.

No livro “Minha Luta” Hitler escreveu: O judeu,este nunca foi nômade e sim um parasita,incorporado ao organismo de outros povos (...)O fato de ele se espalhar pelo mundo é um fenômeno próprio do parasita (...)o povo que o hospeda vai ser exterminado”.

Para o ditador alemão,o judeu vivia de parasitar outros povos até exterminá-los completamente.

0 comentários:

Nossos Visitantes